segunda-feira, 13 de junho de 2016

...ao falarmos dos outros, revelamos muito sobre nós mesmos!


Nem sempre a compreensão nos aliviará de nossos medos, talvez só os intensifique, por isso, os enxergamos nos outros e os identificamos atribuindo adjetivos e valores, sem perceber que em verdade estamos nos revelando, então, cuidado ao falar de alguém, isso será muito revelador.
Segundo o médico e psicanalista Mauro Hegenberg, professor do Instituto Sedes Sapientiae, sobre a frase de Freud, se a sentença foi realmente proferida ou não, não se sabe. Entretanto, o significado da mensagem faz sentido. Há inúmeros estudos na área de psicologia evidenciando que basta apenas alguns poucos segundos para se formar uma opinião sobre o outro. A Universidade de Glasgow, na Escócia, concluiu que pode ser até menos do que isso, e já será o suficiente; em meio segundo, um simples "olá" seria o suficiente para imprimir impressões sobre alguém.
Psicanaliticamente falando, cada indivíduo tem uma visão única de mundo, formada ao longo da vida em função de sua educação e suas experiências, influenciando o modo de perceber as pessoas. “São essas imagens, ideias e conceitos que projetamos nas pessoas quando pensamos nelas ou falamos sobre elas", diz Hegenberg. Cada conceito projetado nos releva por completo, isso porque projetamos nos outros aquilo que está em nós mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário