terça-feira, 13 de janeiro de 2009

...algumas aspirações!?

A hora da espiação. A dois dias do início da 9ª edição do Big Brother Brasil, país se prepara para acompanhar a gingana de dinheiro e fama rápida (Nilsa Tomé Da Redação).
Um quarto secreto, mudanças nos cômodos da casa, votações abertas entre os brothers e, claro, mais câmeras para espiá-los. Essas são algumas das principais mudanças feitas para apimentar ainda mais o Big Brother Brasil. O programa, em sua 9ª edição e um sucesso de faturamento para a emissora, estreia nesta terça após a novela "A Favorita" (Globo) e promete muitas surpresas aos telespectadores. Surpresas essas que, provavelmente, borbulham no imaginário da população.
Só para se ter uma ideia, a última edição bateu o recorde de faturamento da série – foram um total de 973 ações publicitárias, de 11 anunciantes diferentes, de acordo com informações divulgadas à época pela Globo. O BBB vem se mantendo entre os três programas mais assistidos do Brasil.

"O Big Brother consegue mexer com a vaidade humana. O ser humano é extremamente vaidoso e, a possibilidade de ver pessoas interessantes 24 horas por dia, na Globo, mexe bastante com a população", diz o Psicólogo clínico Luiz Teixeira.
Segundo ele, o programa dá uma conotação às pessoas de que, a qualquer momento, pode-se sair de uma passividade existencial e atingir a realização de um desejo. "Ou seja, você pode estar em uma esquina e, de repente, ser descoberto. Porém, acredito que já exista um pré-roteiro e não seja assim", diz Teixeira. Para ele, a televisão, como instrumento de comunicação, induz as pessoas a acredita na ideia de que tudo "é lindo e maravilhoso", o que não é bem verdade. "E o BBB gera esse fascínio."
O programa também consegue fazer com que os telespectadores se identifiquem com os protagonistas. Para Teixeira, é como se, ao ver o programa, a população conseguisse tornar seus sonhos possíveis, mesmo que imaginariamente. Ou, até, se sentir com mais esperança. "Pensam: ‘posso viver essas coisas também’. Só lamento que, com isso, as pessoas fiquem na superficialidade, se limitem só à TV."

Vale ressaltar que, nesta edição, ao contrário das anteriores, a entrada dos concorrentes na casa acontecerá à noite e ao vivo. Dos 18 selecionados, quatro serão escolhidos e confinados durante uma semana em um conjugado de vidro instalado no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O telespectador poderá assistir à rotina dos confinados pela internet e ainda escolher qual deverá ir para a casa.

Nenhum comentário: